

Foi maestro assistente do Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) entre 2011 e 2014 onde apresentou diversas obras do repertório sinfônico e operístico.
No ano de 2020, dirigiu o Concerto online da Academia de ópera do Theatro São Pedro e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro – SP, os dois Concertos on-line da Orquestra Sinfônica do Programa Guri Santa Marcelina. Também assinou a curadoria da Academia de Ópera na Temporada on-line do Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado em Belo Horizonte e assinou a consultoria musical do Oitavo Festival de Música Erudita do Espírito Santo. Ministrou aulas de Interpretação do Repertório Operístico no Festival de Ópera do Theatro da Paz e ali também regeu presencialmente The Telephone de Gian Carlo Menotti.
Em 2021 assinou junto com Livia Sabag a curadoria da Academia de Ópera 2021: Dramaturgia e Processos Criativos junto ao Palácio das Artes, Belo Horizonte, regendo em dezembro a estreia mundial de Viramundo – Uma ópera Contemporânea com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) naquele teatro. Em setembro, Il Tabarro de G. Puccini com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) em Belém. Em outubro ocorreu a Abertura do Nono Festival de Música Erudita do Espírito Santo com a Orquestra Camerata Sesi na Sinfonia n.14 de Shostakovich e solos de Eliane Coelho e Savio Sperandio.

Em 2004 dirige a ópera “O Barbeiro de Sevilha” de Rossini pela Cia. de Ópera Minaz, onde trabalha até os dias atuais como diretor cênico, tendo dirigido 25 espetáculos entre óperas, óperas, estúdio, espetáculos teatrais e musicais. Trabalha com vários grupos teatrais e circenses da cidade de Ribeirão Preto e região.
Participou de festivais nacionais e internacionais com destaque para “FIT de São José do Rio Preto”, “Porto Alegre em Cena” e “FIT de Belo Horizonte” entre outros.

Atuou como regente, regente coral ou solista em recitais, óperas, musicais e concertos como: La Serva Padrona de Pergolesi, A Flauta Mágica e Bodas de Fígaro de Mozart, Barbeiro de Sevilha de Rossini, Cavalleria Rusticana de Mascagni, Pagliacci de Leoncavallo, La Traviata de Verdi, Dido e Aeneas de Purcell, Basculho de Chaminé de Marcos Portugal, Gianni Schicchi de Puccini, Il Campanello de Donizetti, a cantata Carmina Burana de Orff, os musicais Ópera do Malandro de Chico Buarque, Saltimbancos de Enriquez, Hair de Rado / Ragni / MacDermot, Queen, Beatles, Missa da Coroação, Missa Brevis em D e Requiem de Mozart, Stabat Mater de Pergolesi, Missa di Gloria de Puccini, Chorus 10 de Villa – Lobos, Stabat Mater de Rosini tendo sido regida por maestros como Abel Rocha, Roberto Minczuk, Norton Morosowicz, , Victor Hugo Toro, Claudio Cruz, Ricardo Bernardes e Mítia D’Acol.
Respondeu pela curadoria musical do Auditório Claudio Santoro em Campos do Jordão junto à ACAM (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em 2014 e 2015. Responde pela direção artística do Teatro Minaz.
Em sua formação cursou regência no Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP tendo como professores de regência Henrique Gregori e Benito Juarez e como professoras de canto Niza Tank, Leilah Farah e Helly-Anne Karan.
Elenco

Cantou profissionalmente em algumas Óperas e Musicais. Nas óperas interpretando os papéis de Rodolfo (Boheme), Rinuccio (Gianni Schcchi), Alfredo (La Traviata), Marcelo (O Diletante), Gastone (La Traviata), Tybald (Romeo et Juliette). Nos musicais interpreta Tony em “Westside Story”, Motel em “Um Violinista no Telhado”, Claude em "Hair'', Simon em “Jesus Christ Superstar”, Big Deal em “West Side Story”, Stewpot em “South Pacific”, e Barrabás na “Ópera do Malandro”. Na 35a Oficina de Música de Curitiba atuou como Tamino na Ópera “A Flauta Mágica''. No Teatro Minaz, participou da Ópera Studio “Carmen” fazendo o papel de Don José.
Em 2018 ganhou o prêmio especial Sarzana-Itália no 16o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas. Cantou trechos da Ópera “Elisir d ́amore” (Donizzetti) no Festival de Ópera de Sarzana (Itália). Em 2019 cantou em frente à Orquestra Filarmônica Amazonas no Teatro Amazonas. Foi regido por Abel Rocha, Fernando Malhiero, Pricila Bomfim, Luis Gustavo Petri, Francesco Zingariello, Nazir Bittar, Claudio Cruz, Reginaldo Nascimento, Mitia D ́Acol, Gisele Ganade, Rubens Ricciardi.

Integra como coralista e solista o Coral Minaz e o Madrigal Minaz, tendo participado de diversos espetáculos que incluem Óperas, Óperas Estúdio, Musicais e Shows temáticos, realizados em sua maioria no Teatro Pedro II, Teatro Minaz e em cidades da região de Ribeirão Preto. Participou da cantata encenada “Carmina Burana” e também de concertos de música sacra como “Gloria” de Vivaldi, “Requiem” de Mozart e “Stabat Mater” de Rossini, sendo todos produzidos pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto em parceria com a Cia Minaz. Esteve presente no 3o Festival Kabuki de Artes, como solista da “Missa em Sol Maior” de Schubert, junto ao Coral Juvenil da Cia Minaz, solistas e orquestra, sob a batuta do maestro Matheus Araújo. Foi solista dessa mesma missa realizada sob a batuta de Abel Rocha. Em 2014 integrou o coro do festival “Bachkantaten-Akademie” com direção artística de Helmuth Hilling em Weimar, Alemanha. Foi bolsista da 1ª Academia de Canto em Trancoso junto a Chorakademie Lübeck com direção artística do Maestro Rolf Beck (Alemanha).
Desde 2013, criou juntamente com mais três cantores o grupo “Quatro Cantos & Um Piano”, tendo realizados diversos concertos na cidade de Ribeirão Preto e região. Em 2019, estreou junto ao Madrigal Minaz o concerto “Sons do Brasil”, no Teatro Minaz e posteriormente em Luxemburgo, onde também apresentaram a “Petite Messe Solennelle” de G. Rossini.
Atualmente, segue participando ativamente como artista e solista das Temporadas de espetáculos do Teatro Minaz, é regente dos Corais Infantis, Juvenil I da Cia Minaz e também do Projeto Cantar em Cruz das Posses, Sertãozinho e Viradouro. Ministra aulas de canto e musicalização para crianças, jovens e adultos.

Participou como coralista e solista na gravação do CD de Natal dos Meninos Cantores da Cia. Minaz nas janelas do pingüim; integrou o Madrigal Minaz e integra como coralista e solista o Coral Minaz, tendo atuado junto a esses sob a batuta de maestros como Gisele Ganade, Roberto Minczuck, Túlio Collacciopo, Cláudio Cruz, Achille Picchi, Abel Rocha, Roberto Ondei, Mitia D’acol, entre outros.
Aperfeiçoa-se em workshop de técnica vocal e interpretação com importantes músicos e cantores do cenário popular e lírico como Niza de Castro Tank, Mauro Chantal, Céline Imbert, Jeller Felipe, Santiago Ballerini (Argentina), Emanuele Servidio (Itália), Graciela Araya (Chile), entre outros. Participou como cantora nas produções “Minaz Rock”, “Mamma Mia”, “Jovem Guarda” e “Viola Enluarada”, todos da Cia. Minaz.
Atuou como coralista em diversas montagens realizadas pela Cia. Minaz como a cantata “Carmina Burana” de Carl Orff; o musical “Hair” de Weller; “Pagliacci” de Leoncavallo e “A ópera do Malandro” de Chico Buarque de Holanda.
Como solista atuou em Musicais como Teresinha e Vitória “A ópera do Malandro” de Chico Buarque de Holanda; como Maria em “West side Story” de Leonard Bernstein; como Nelie em “South Pacific” de Richard Rodgers; como Maria Madalena em “Jesus Cristo Superstar” de Andrew Lloyd Webber; como Tzeitel em “O Violinista no Telhado” de John Williams e Jerry Bock e em “Hair” de Milos Forman e Galt MacDermot.
Em óperas e operetas atuou como Primeiro Gênio e Pamina em “A Flauta Mágica de Mozart”; como Micaela em “Carmen” de Bizet; como Giannetta em "L’elisir d’amore” de Gaetano Donizetti; como Segunda Bruxa em “Dido and Aeneas” de Henry Purcell, como Serpina em “La Serva Padrona” de Giovanni Battista Pergolesi, como Rosina em “O Basculho de Chaminé” de Marcos Portugal, como Valencienne e Hanna em “Die Lustige Witwe” de Franz Lehár em 2015 junto à Cia. de Ópera São Paulo e em 2022 junto à Cia. Minaz; como Lauretta e Nella na ópera “Gianni Schichi” de Giacomo Pucinni; como Rosina em “O Barbeiro de Sevilha” de Mozart; como “Serafina” em Il Campanello de Gaetano Donizetti; como Anina em “La Traviata” de Giusepe Verdi; e como Matheusinho em “A Revolução das Crianças” de Eduardo Seincman.

Na Cia.Minaz já participou de óperas e musicais como coralista e solista, em espetáculos como: Trouble in Tahiti (Coro) Jesus Christ Superstar (Coro) Magnificat de Vivaldi (Coro) Barbeiro de Sevilha (Rosina) Ópera do Malandro (coro) Hansel and Gretel (Bruxa).
Em 2020 ingressou na EMMSP (Escola Municipal de Música de São Paulo) em canto, tendo aula com Carlos Eduardo Marcos e atualmente com Luisa Francesconi. Na faculdade tem aulas de canto com a professora Juliana Starling, participa da Fábrica de Óperas com Abel Rocha e do Madrigal da Unesp como bolsista.
Em 2022 participou da Academia de Canto Mozarteum entre os dias 3 e 9 de Julho com a peça Petite Messe Solennelle de Rossini sob regência do maestro Rolf Beck, onde teve a oportunidade de realizar aulas com Lucia Duchoňová e Marcel Boone.
Faz curso de teatro desde os 8 anos. Apresentou com o curso da Casa de Cultura de Porto Ferreira peças infantis como Capitão Planeta e os Heróis Mirins, Romeu e Julieta, Conto: As Três Irmãs. Realizei peças na Cia Minaz como Sacra Folia, e também frequentou aulas de teatro com o diretor cênico André Cruz.
Na Cia.Minaz participou de óperas e musicais como Carmen de Bizet (coro), Hair (coro), West Side Story (coro), La Traviata (coro), Carmina Burana (coro), Flauta Mágica (Terceiro Gênio), South Pacific (Coro), Trouble in Tahiti (Coro), Jesus Christ Superstar (Coro), Magnificat de Vivaldi (Coro), Barbeiro de Sevilha (Rosina),, Ópera do Malandro (coro),, Hansel and Gretel (Bruxa), O Violinista no Telhado (Chava).

Na área da pesquisa, concentra os seus estudos na relação entre música e comunicação com ênfase na interdisciplinaridade com a semiótica, tendo sido financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), possibilitando-o a aprimorar seus estudos com um período de estágio de pesquisa realizado na Biblioteca Nacional de Portugal sob os cuidados da Universidade Nova de Lisboa (Portugal, 2012), passagens por instituições na Itália, França e Alemanha (2013; 2014), e a divulgar seus resultados em eventos científicos como: 19º e 20º Congressos da International Musicological Society em Roma (Itália, 2012) e Tóquio (Japão, 2018); no III, V e VI Congresso de Musicologia da Associação Regional da América Latina e Caribe, ARLAC-IMS, em Santos (Brasil, 2018), Madrid (Espanha, 2022) e México (México, 2024); no Congresso Internacional “A música no espaço luso-brasileiro” realizado em Lisboa pelo Núcleo Caravelas (Portugal, 2013); além de diversos outros eventos nacionais.
Na área performática, iniciou seus estudos de técnica, interpretação e repertório vocal em 1998 com Gisele Ganade, integrando os espetáculos produzidos pela Cia. Minaz em Ribeirão Preto-SP: participou como solista na cantata Carmina Burana de C. Orff; nas óperas estúdio de Die Zauberflöte de W. A. Mozart, Il Barbiere di Siviglia de G. Rossini e Carmen de Georges Bizet, e nas óperas completas Pagliacci de R. Leoncavallo, Gianni Schicchi de G. Puccini e O Basculho de Chaminé do compositor Luso-Brasileiro Marcos Portugal, sendo esta última realizada juntamente com a Orquestra Sinfônica de Santo André; no repertório sacro, o Requiem de W. A. Mozart e o Stabat Mater de G. Rossini, realizados em conjunto com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Em 2023, estreou como maestro nas montagens de A Flauta Mágica de Mozart e Il Barbiere di Siviglia de Rossini com produção da Cia. Minaz.
Atualmente, é regente assistente do Coral Lírico e ministra cursos de formação musical para os corais do Minaz.

É formado em licenciatura com habilitação em Artes Plásticas - São Luís de Jaboticabal, leciona em Ensinos Fundamental e Médio como professor de Artes e História da Arte, além de cursos técnicos de história da arte, desenho artístico, hiper-realismo, pintura em aquarela e a óleo, caricatura e HQ (história em quadrinhos).
Em seu currículo constam participações em exposições como: Expo Deplás de Jaboticabal, Mapa Cultural Paulista e LXIV – Salão Ararense de Artes Plásticas Antônio Rodini (SAAP) de arte contemporânea. Além de exposições próprias como a nomeada “O antigo e o próximo” que esteve exposta no Novo Shopping, Colégio Santa Úrsula e na Jornada de Comunicação realizada pelas Faculdades COC, todas em Ribeirão Preto.
Ensemble
Piano - Ju Hi Soon
Violino I - Anderson Oliveira
Violino II - Adrean Rodrigues
Viola - William Rodrigues
Cello - Pedro Pasqualatto
Contrabaixo - Vinicius Porfírio e Walter Ferreira
Flauta - Sergio Cerri e Gabriel Ferreira
Trompa - Carlos Oliveira Portela e Igor Mateus Ribeiro
Trompete - Natanael Tomás
Minaz | Produção
Produtor Executivo | Ivo Rinhel D’Acol
Diretora Artística | Gisele Ganade
Núcleo de Montagens | Ivo Rinhel D'Acol e Andressa Batista
Coordenador Pedagógico | Rafael Stein
Coordenadora Administrativa | Ana Carla Rosa
Assessora de Imprensa | Fernanda Marx
Comunicação | Graziela Expedita Figueiredo
Técnico de Luz | Guilherme Piga
Técnico de Som | Edson Bianchi
Auxiliares Técnicos | Edson Pegrussi Jr., Guilherme Pavaneli e Thiago Santos
Recepcionistas | Fernando Donizeti
Fundadores da Cia Minaz | Gisele Ganade e Ivo Rinhel D'Acol