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Na área da pesquisa, concentra os seus estudos na relação entre música e comunicação com ênfase na interdisciplinaridade com a semiótica, tendo sido financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), possibilitando-o a aprimorar seus estudos com um período de estágio de pesquisa realizado na Biblioteca Nacional de Portugal sob os cuidados da Universidade Nova de Lisboa (Portugal, 2012), passagens por instituições na Itália, França e Alemanha (2013; 2014), e a divulgar seus resultados em eventos científicos como: 19º e 20º Congressos da International Musicological Society em Roma (Itália, 2012) e Tóquio (Japão, 2018); no III, V e VI Congresso de Musicologia da Associação Regional da América Latina e Caribe, ARLAC-IMS, em Santos (Brasil, 2018), Madrid (Espanha, 2022) e México (México, 2024); no Congresso Internacional “A música no espaço luso-brasileiro” realizado em Lisboa pelo Núcleo Caravelas (Portugal, 2013); além de diversos outros eventos nacionais.
Na área performática, iniciou seus estudos de técnica, interpretação e repertório vocal em 1998 com Gisele Ganade, integrando os espetáculos produzidos pela Cia. Minaz em Ribeirão Preto-SP: participou como solista na cantata Carmina Burana de C. Orff; nas óperas estúdio de Die Zauberflöte de W. A. Mozart, Il Barbiere di Siviglia de G. Rossini e Carmen de Georges Bizet, e nas óperas completas Pagliacci de R. Leoncavallo, Gianni Schicchi de G. Puccini e O Basculho de Chaminé do compositor Luso-Brasileiro Marcos Portugal, sendo esta última realizada juntamente com a Orquestra Sinfônica de Santo André; no repertório sacro, o Requiem de W. A. Mozart e o Stabat Mater de G. Rossini, realizados em conjunto com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Em 2023, estreou como maestro nas montagens de A Flauta Mágica de Mozart e Il Barbiere di Siviglia de Rossini com produção da Cia. Minaz.
Atualmente, é regente assistente do Coral Lírico e ministra cursos de formação musical para os corais do Minaz.

Em 2004 dirige a ópera “O Barbeiro de Sevilha” de Rossini pela Cia. de Ópera Minaz, onde trabalha até os dias atuais como diretor cênico, tendo dirigido 25 espetáculos entre óperas, óperas, estúdio, espetáculos teatrais e musicais. Trabalha com vários grupos teatrais e circenses da cidade de Ribeirão Preto e região.
Participou de festivais nacionais e internacionais com destaque para “FIT de São José do Rio Preto”, “Porto Alegre em Cena” e “FIT de Belo Horizonte” entre outros.

Atuou como regente, regente coral ou solista em recitais, óperas, musicais e concertos como: La Serva Padrona de Pergolesi, A Flauta Mágica e Bodas de Fígaro de Mozart, Barbeiro de Sevilha de Rossini, Cavalleria Rusticana de Mascagni, Pagliacci de Leoncavallo, La Traviata de Verdi, Dido e Aeneas de Purcell, Basculho de Chaminé de Marcos Portugal, Gianni Schicchi de Puccini, Il Campanello de Donizetti, a cantata Carmina Burana de Orff, os musicais Ópera do Malandro de Chico Buarque, Saltimbancos de Enriquez, Hair de Rado / Ragni / MacDermot, Queen, Beatles, Missa da Coroação, Missa Brevis em D e Requiem de Mozart, Stabat Mater de Pergolesi, Missa di Gloria de Puccini, Chorus 10 de Villa – Lobos, Stabat Mater de Rosini tendo sido regida por maestros como Abel Rocha, Roberto Minczuk, Norton Morosowicz, , Victor Hugo Toro, Claudio Cruz, Ricardo Bernardes e Mítia D’Acol.
Respondeu pela curadoria musical do Auditório Claudio Santoro em Campos do Jordão junto à ACAM (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em 2014 e 2015. Responde pela direção artística do Teatro Minaz.
Em sua formação cursou regência no Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP tendo como professores de regência Henrique Gregori e Benito Juarez e como professoras de canto Niza Tank, Leilah Farah e Helly-Anne Karan.
Produção Executiva | Ivo Rinhel D’Acol
Cenários e Figurinos | Renato Andrade
Núcleo de Montagens | Ivo Rinhel D'Acol e Andressa Batista
Elenco

Como integrante da Cia. Minaz, participou de inúmeras montagens de óperas completas, óperas estúdio, concertos, cantatas, musicais e recitais, com destaque para “Jesus Christ Superstar” de A. L. Webber (como Judas), “Pagliacci” de R. Leoncavallo (como Canio), “O Basculho de Chaminé“ de M. Portugal (como o Dom Pieroto) e “The Telephone“ de G. Menotti (como Ben), sob regência de importantes maestros nacionais e internacionais.
Em 2006, começou sua carreira como professor de técnica vocal e atualmente é coordenador dos professores de canto da Cia. Minaz. Constantemente tem alunos participando de montagens de ópera, musicais, concertos e recitais, bem como ganhando concursos e sendo selecionados em audições pelo país e exterior em prestigiosas instituições e festivais, como Bachakademie (Alemanha), Chorakademie (Alemanha), Lucerne Festival (Suiça) e Schleswig-Holstein Musik Festival (Alemanha). Alguns destes alunos solando a frente de maestros como Rolf Beck, Sir Simon Rattle e Long Yu.
No audiovisual, já fez captação de áudios para CDs e DVDs de expoentes da música erudita (como o DVD Movimento Violão 2012), além de fotografar e filmar espetáculos teatrais, óperas, musicais e shows por sua recém criada produtora Ocdy Filmes.
Em 2021 filmou e dirigiu seu primeiro Curta-Metragem: “Porque Palhaço?” (Sendo premiado e selecionado para apresentação no 32º inverno cultural de São João Del Rei), bem como a “Farsa da Boa Preguiça” de Ariano Suassuna em estilo de minissérie televisiva. Como convidado, ministrou palestras e masterclasses no SESC, USP e UNICAMP

Ao longo de sua carreira participou de montagens de ópera, ópera estúdio, musicais, concertos e shows. Com destaque às produções “Die Zauberflöte” como Monostatos, “Trouble in Tahiti” como 1° Boy , “Don Giovanni” como Don Ottavio, “O Barbeiro de Sevilha” como Conde de Almaviva, “La Traviata” como Giuseppe, “West Side Story “ como Baby John e “Jesus Christ Superstar” como Annas.
Em 2014 participou do consagrado festival internacional Luzern Festival Academy (Suiça), solando a obra “Coro” de Luciano Berio regido por Sir Simon Rattle. Em 2015, foi um dos vencedores do 13o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas com o prêmio “Ópera” para o papel de Remendado da Ópera “Carmen” com a Cia. Ópera São Paulo onde posteriormente atuou na opereta "Die Lustige Witwe" no papel de Camile Rosillon.
Em 2016 integrou o Ópera Estúdio da EMESP cantando em concertos e ópera dirigido por Mauro Wrona. Em 2018 participou da estreia mundial da ópera “A Revolução das Crianças “ do compositor brasileiro Eduardo Seicman no Theatro Pedro II regido por Abel Rocha.
Em 2019 se dedicou grande parte de seus trabalhos à música sacra sendo solista de grandes títulos como “Messiah” e “Dixit Dominus” de G. F. Händel, “Magnificat” de C. Monterverdi, “Grande missa em C menor” e “Litaniae Lauretanae” de W. A. Mozart. Em 2019 fez seu debut internacional solando a “Petite Messe Solennelle” de G. Rossini em Tétange (Luxemburgo) sob regência de Radu Pantea.
Complementa sua formação com importantes profissionais do cenário artístico brasileiro e internacional como o diretor cênico André Cruz; os maestros James Wood, Cláudio Cruz; os cantores Eiko Senda, Graciela Araya, Edinéia Oliveira; os pianistas Ricardo Ballestero, Flávia Botelho; e a mentora Gisele Ganade, dentro outros. Participa dos grupos “Madrigal Minaz” como solista e coralista e do Grupo “Quatro Cantos”, contemplados pelo PROAC SP ICMS em 2017 com o espetáculo “Concerto Lírico” apresentado em Ribeirão Preto e região.

Participou como coralista e solista na gravação do CD de Natal dos Meninos Cantores da Cia. Minaz nas janelas do pingüim; integrou o Madrigal Minaz e integra como coralista e solista o Coral Minaz, tendo atuado junto a esses sob a batuta de maestros como Gisele Ganade, Roberto Minczuck, Túlio Collacciopo, Cláudio Cruz, Achille Picchi, Abel Rocha, Roberto Ondei, Mitia D’acol, entre outros.
Aperfeiçoa-se em workshop de técnica vocal e interpretação com importantes músicos e cantores do cenário popular e lírico como Niza de Castro Tank, Mauro Chantal, Céline Imbert, Jeller Felipe, Santiago Ballerini (Argentina), Emanuele Servidio (Itália), Graciela Araya (Chile), entre outros. Participou como cantora nas produções “Minaz Rock”, “Mamma Mia”, “Jovem Guarda” e “Viola Enluarada”, todos da Cia. Minaz.
Atuou como coralista em diversas montagens realizadas pela Cia. Minaz como a cantata “Carmina Burana” de Carl Orff; o musical “Hair” de Weller; “Pagliacci” de Leoncavallo e “A ópera do Malandro” de Chico Buarque de Holanda.
Como solista atuou em Musicais como Teresinha e Vitória “A ópera do Malandro” de Chico Buarque de Holanda; como Maria em “West side Story” de Leonard Bernstein; como Nelie em “South Pacific” de Richard Rodgers; como Maria Madalena em “Jesus Cristo Superstar” de Andrew Lloyd Webber; como Tzeitel em “O Violinista no Telhado” de John Williams e Jerry Bock e em “Hair” de Milos Forman e Galt MacDermot.
Em óperas e operetas atuou como Primeiro Gênio e Pamina em “A Flauta Mágica de Mozart”; como Micaela em “Carmen” de Bizet; como Giannetta em "L’elisir d’amore” de Gaetano Donizetti; como Segunda Bruxa em “Dido and Aeneas” de Henry Purcell, como Serpina em “La Serva Padrona” de Giovanni Battista Pergolesi, como Rosina em “O Basculho de Chaminé” de Marcos Portugal, como Valencienne e Hanna em “Die Lustige Witwe” de Franz Lehár em 2015 junto à Cia. de Ópera São Paulo e em 2022 junto à Cia. Minaz; como Lauretta e Nella na ópera “Gianni Schichi” de Giacomo Pucinni; como Rosina em “O Barbeiro de Sevilha” de Mozart; como “Serafina” em Il Campanello de Gaetano Donizetti; como Anina em “La Traviata” de Giusepe Verdi; e como Matheusinho em “A Revolução das Crianças” de Eduardo Seincman.

No decorrer da adolescência decidi que queria seguir a carreira de músico, portanto para isto deveria me aprofundar mais neste universo, sendo assim, aos quatorze anos, entrei no projeto Guri, onde estudei piano por quatro anos, e aos dezessete no projeto ALMA, onde estudei piano por mais três anos. Na mesma época entrei na Cia Minaz, despertando, assim, uma paixão por óperas, musicais e pela prática coral como um todo. Na busca pela minha profissionalização prestei o vestibular e depois de muito esforço passei em Licenciatura em música na USP aos vinte anos de idade. Hoje estou no terceiro ano da faculdade e no quinto ano de Minaz, e a cada dia que passa percebo que a minha paixão pela música aumenta cada vez mais.

Integra como coralista e solista o Coral Minaz e o Madrigal Minaz, tendo participado de diversos espetáculos que incluem Óperas, Óperas Estúdio, Musicais e Shows temáticos, realizados em sua maioria no Teatro Pedro II, Teatro Minaz e em cidades da região de Ribeirão Preto. Participou da cantata encenada “Carmina Burana” e também de concertos de música sacra como “Gloria” de Vivaldi, “Requiem” de Mozart e “Stabat Mater” de Rossini, sendo todos produzidos pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto em parceria com a Cia Minaz. Esteve presente no 3o Festival Kabuki de Artes, como solista da “Missa em Sol Maior” de Schubert, junto ao Coral Juvenil da Cia Minaz, solistas e orquestra, sob a batuta do maestro Matheus Araújo. Foi solista dessa mesma missa realizada sob a batuta de Abel Rocha. Em 2014 integrou o coro do festival “Bachkantaten-Akademie” com direção artística de Helmuth Hilling em Weimar, Alemanha. Foi bolsista da 1ª Academia de Canto em Trancoso junto a Chorakademie Lübeck com direção artística do Maestro Rolf Beck (Alemanha).
Desde 2013, criou juntamente com mais três cantores o grupo “Quatro Cantos & Um Piano”, tendo realizados diversos concertos na cidade de Ribeirão Preto e região. Em 2019, estreou junto ao Madrigal Minaz o concerto “Sons do Brasil”, no Teatro Minaz e posteriormente em Luxemburgo, onde também apresentaram a “Petite Messe Solennelle” de G. Rossini.
Atualmente, segue participando ativamente como artista e solista das Temporadas de espetáculos do Teatro Minaz, é regente dos Corais Infantis, Juvenil I da Cia Minaz e também do Projeto Cantar em Cruz das Posses, Sertãozinho e Viradouro. Ministra aulas de canto e musicalização para crianças, jovens e adultos.


É formado em licenciatura com habilitação em Artes Plásticas - São Luís de Jaboticabal, leciona em Ensinos Fundamental e Médio como professor de Artes e História da Arte, além de cursos técnicos de história da arte, desenho artístico, hiper-realismo, pintura em aquarela e a óleo, caricatura e HQ (história em quadrinhos).
Em seu currículo constam participações em exposições como: Expo Deplás de Jaboticabal, Mapa Cultural Paulista e LXIV – Salão Ararense de Artes Plásticas Antônio Rodini (SAAP) de arte contemporânea. Além de exposições próprias como a nomeada “O antigo e o próximo” que esteve exposta no Novo Shopping, Colégio Santa Úrsula e na Jornada de Comunicação realizada pelas Faculdades COC, todas em Ribeirão Preto.


Foi solista de trechos da Missa da Coroação (Mozart) em Concerto realizado juntamente com Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto sob a regência do Maestro Cláudio Cruz na Feira do Livro de Ribeirão Preto (SP), em 2004 foi Bollaccione, um cozinheiro que juntamente com o personagem de Rossini narra o espetáculo na Montagem da Cia. Minaz da Ópera Estúdio O Barbeiro de Sevilha, em 2006 destacou-se como Duran no Musical Ópera do Malandro (Chico Buarque) no Theatro Pedro II em Ribeirão Preto(SP).
Participou também como coralista do Coral Minaz das Óperas Cavalleria Rusticana(Mascagni) , La Traviatta ( Verdi), Pagliacci (Leoncavallo) montagem da Cia. Minaz, A Flauta Mágica (Mozart) Montagem da Cia. Minaz e da Cantata Cênica Carmina Burana (Orff) Montagem da Cia. Minaz, todas realizadas no Theatro Pedro II e no Teatro Minaz de Ribeirão Preto. Foi regido por Abel Rocha, Túlio Colaccioppo, Marcos Pupo Nogueira, Leon Halegua, Roberto Minczuk e Cláudio Cruz , fez workshop com Niza de Castro Tank, Acchille Picchi, Jeller Filipe, Celine Imbert, Antonio Ordoñez entre outros.

Atualmente, é monitora nos corais da Cia. Minaz, em Ribeirão Preto, e integra o Coro Acadêmico da OSESP. Já se apresentou sob a regência de maestros como Abel Rocha, Vânia Pajares, Martinho Lutero Galati, Gisele Ganade, Mitia D’Acol, Cláudio Cruz e Marcos Thadeu, entre outros.
Julia segue aperfeiçoando sua técnica vocal sob orientação da soprano Rosana Lamosa.
Meninas | Luiza Carvalho e Luana Santos
Coro
Caio Leão
Guilherme Bolfarini
Roberto Mori
Elias Morato
Cristiano Olimpio
João Vitor Pitol
Edson Pegrussi
Nicolas Pinheiro
Heitor de Azevedo
Orquestra
Piano | Jefferson Bortolucci
Violino 1 | Anderson Oliveira
Violino 2 | Adrean Rodrigues
Viola | William Rodrigues
Cello | Pedro Pasqualatto
Contrabaixo | Vinícius Porfírio
Flauta | Sérgio Cerri
Clarineta | João Paulo Henrique
Fagote | Denise Guedes
Trompete | Michael Ramos
Percussão | Matheus Andrade
Minaz | Produção
Fundadores da Cia Minaz | Gisele Ganade e Ivo Rinhel D’Acol
Produtor Executivo | Ivo Rinhel D’Acol
Diretora Artística | Gisele Ganade
Núcleo de Montagens | Ivo Rinhel D'Acol e Andressa Batista
Diretor Cênico | André Cruz
Maestros dos corais I Gisele Ganade, Ozório Christovam, Marcos Pinafo, Pedro Coelho, Gabriela Francheck, Vitória Coimbra e Mariana Cunha
Pianistas Ensaiadores | Jefferson Bortolucci, Ju Hi Soon, Mário Baylão, Caio Leão, Fabiola Rosa
Núcleo de Montagens | Ivo Rinhel D'Acol e Andressa Batista
Coordenador Pedagógico | Rafael Stein
Coordenadora Administrativa | Ana Carla Rosa
Assessora de Imprensa | Fernanda Marx
Comunicação | Graziela Expedita
Técnico de Luz | Guilherme Piga
Técnico de Som | Edson Bianchi
Auxiliares Técnicos | Edson Pegrussi Jr., Guilherme Pavaneli, Thiago Santos e Dirlei Dias
Recepcionista | Fernando Donizeti