DIREÇÃO
Iniciou seus estudos em música aos sete anos de idade quando ingressou no Coral Minaz Infantil, no qual atuou como solista nas peças Glória de Vivaldi, Missa Brevis em Ré de Mozart e no espetáculo de ópera estúdio de A Flauta Mágica no papel de segundo gênio.
No ano de 2006 iniciou seus estudos em regência e canto com a mãe e maestrina Gisele Ganade, e mais tarde aperfeiçoou seus estudos em cursos de regência ministrados pelo professor Tobias Hiller da Universidade de Tübingen, Alemanha, e com o Maestro Abel Rocha no Instituto de Artes da UNESP.
Atua como maestro do Madrigal Minaz e participou de diversos concertos do Coral Minaz como cantor (incluindo montagens da Ópera do Malandro, espetáculos com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Franca, Campinas) e de outros como maestro (Lançamento do CD Mosaico com o Madrigal Minaz, Stabat Mater de Vivaldi com o contratenor Paulo Mestre, Ópera Estúdios A Flauta Mágica de Mozart e Carmen de Bizet, as óperas Dido & Aeneas de Purcell, Acis and Galatea de Händel, La Serva Padrona de Pergolesi, Basculho de Chaminé de Marcos Portugal, os musicais Hair, Jesus Christo Superstar).
Em 2004 dirige a ópera “O Barbeiro de Sevilha” de Rossini pela Cia. de Ópera Minaz, onde trabalha até os dias atuais como diretor cênico, tendo dirigido 25 espetáculos entre óperas, óperas, estúdio, espetáculos teatrais e musicais. Trabalha com vários grupos teatrais e circenses da cidade de Ribeirão Preto e região.
Participou de festivais nacionais e internacionais com destaque para “FIT de São José do Rio Preto”, “Porto Alegre em Cena” e “FIT de Belo Horizonte” entre outros.
ELENCO
Na Cia.Minaz já participou de óperas e musicais como coralista e solista, em espetáculos como: Trouble in Tahiti (Coro) Jesus Christ Superstar (Coro) Magnificat de Vivaldi (Coro) Barbeiro de Sevilha (Rosina) Ópera do Malandro (coro) Hansel and Gretel (Bruxa).
Em 2020 ingressou na EMMSP (Escola Municipal de Música de São Paulo) em canto, tendo aula com Carlos Eduardo Marcos e atualmente com Luisa Francesconi. Na faculdade tem aulas de canto com a professora Juliana Starling, participa da Fábrica de Óperas com Abel Rocha e do Madrigal da Unesp como bolsista.
Em 2022 participou da Academia de Canto Mozarteum entre os dias 3 e 9 de Julho com a peça Petite Messe Solennelle de Rossini sob regência do maestro Rolf Beck, onde teve a oportunidade de realizar aulas com Lucia Duchoňová e Marcel Boone.
Faz curso de teatro desde os 8 anos. Apresentou com o curso da Casa de Cultura de Porto Ferreira peças infantis como Capitão Planeta e os Heróis Mirins, Romeu e Julieta, Conto: As Três Irmãs. Realizei peças na Cia Minaz como Sacra Folia, e também frequentou aulas de teatro com o diretor cênico André Cruz.
Na Cia.Minaz participou de óperas e musicais como Carmen de Bizet (coro), Hair (coro), West Side Story (coro), La Traviata (coro), Carmina Burana (coro), Flauta Mágica (Terceiro Gênio), South Pacific (Coro), Trouble in Tahiti (Coro), Jesus Christ Superstar (Coro), Magnificat de Vivaldi (Coro), Barbeiro de Sevilha (Rosina),, Ópera do Malandro (coro),, Hansel and Gretel (Bruxa), O Violinista no Telhado (Chava)
E também participou de masterclasses de canto com: Alejandra Malvino, Kathryn Hartgrove, Eliane Coelho, Rosana Lamosa, Lício Bruno, Mere Oliveira, Mauro Chantal, Denise Freitas, Marília Vargas e Vânia Pajares.
Sua lista de estreias mundiais é extensa em obras como O Caixeiro da Taverna (G. Bernstein), A Tempestade (R. Miranda), Olga (J. Antunes), O Pescador e sua Alma (M. Lucas), Piedade e Kawah Ijen (J. G. Ripper). Fora do Brasil, o barítono apresentou Dr. Malatesta (Don Pasquale, Donizetti), na Ópera de Colômbia e Buenos Aires Lírica. Foi Belcore em L’Elisir d’Amore e Figaro em Il Barbiere di Siviglia em Montevideo. Cantou no Michigan Opera Theatre, em Detroit, o papel de Escamillo (Carmen, Bizet), e fez a estreia europeia de Pedro Malazarte (Guarnieri), no Festival Feldkirch, na Áustria.
Em 2019 teve grande sucesso no Rio de Janeiro interpretando Valentin em Faust e Eugene Onegin na ópera de mesmo título de Tchaikovsky, ambas no Theatro Municipal. Teve enorme sucesso de público e crítica com a ópera Sonho de uma noite de verão, de Benjamin Britten no Theatro São Pedro em São Paulo. Homero Velho é também professor de canto na UFRJ e doutor em música pela UNESP.
Em 2015, recebeu o prêmio de “Jovem Voz Revelação” no VIII Concurso Carlos Gomes Estímulo para Cantores Líricos. Posteriormente, em 2016, participou do IIIº Festival de Ópera de Ribeirão Preto, realizado pela Cia. Minaz, apresentando-se no papel de Segunda Mulher na ópera Dido and Aeneas, sob regência de Mítia D’Acol e no papel de Donna Elvira na ópera Don Giovanni, sob regência do maestro Abel Rocha. Também participou de récitas de Don Giovanni com o Ópera Estúdio da EMESP, no papel de Donna Anna, sob direção musical de Mauro Wrona.
Em 2018, estreou como Dinah em Trouble in Tahiti, de Leonard Bernstein e como Félix na estréia mundial da ópera “A Revolução das Crianças”, do compositor brasileiro Eduardo Seicman e integrou o elenco da ópera Gianni Schicchi, de Puccini, no papel de Ciesca, montagens todas sob direção musical e regência de Abel Rocha. No mesmo ano participou do programa Prelúdio da TV Cultura. No ano de 2019, foi solista do Festival Internacional SESC de Música, realizando masterclasses e apresentações com a renomada soprano Eiko Senda (JAP).
Estreou também no papel de Zweite Dame, na ópera Die Zauberflöte, de Mozart e no papel de Merenciana, na ópera brasileira O Diletante, de João Guilherme Ripper. Ainda em 2019, fez sua estreia internacional como solista, onde realizou uma série de concertos em Luxemburgo, como solista soprano da Petite Messe Solemnelle de Gioachino Rossini, sob regência do maestro Radu Pantea (LUX), e também como solista do concerto Sons do Brasil, junto ao madrigal Minaz sob regência de Gisele Ganade.
Foi premiada no concurso Linus Lerner (2020) e, em 2022, foi finalista nos concursos Zola Amaro e Natércia Lopes. Seus recentes papéis em ópera são o da personagem Gretel, da ópera Hänsel und Gretel de Engelbert Humperdinck, com montagem sob regência de Gabriel Rhein-Schirato e o da personagem Musetta, na ópera La Bohème de Giacomo Puccini, com montagem sob regência do maestro Abel Rocha, ambas realizadas no Teatro Minaz, em Ribeirão Preto.
Atuou como regente, regente coral ou solista em recitais, óperas, musicais e concertos como: La Serva Padrona de Pergolesi, A Flauta Mágica e Bodas de Fígaro de Mozart, Barbeiro de Sevilha de Rossini, Cavalleria Rusticana de Mascagni, Pagliacci de Leoncavallo, La Traviata de Verdi, Dido e Aeneas de Purcell, Basculho de Chaminé de Marcos Portugal, Gianni Schicchi de Puccini, Il Campanello de Donizetti, a cantata Carmina Burana de Orff, os musicais Ópera do Malandro de Chico Buarque, Saltimbancos de Enriquez, Hair de Rado / Ragni / MacDermot, Queen, Beatles, Missa da Coroação, Missa Brevis em D e Requiem de Mozart, Stabat Mater de Pergolesi, Missa di Gloria de Puccini, Chorus 10 de Villa – Lobos, Stabat Mater de Rosini tendo sido regida por maestros como Abel Rocha, Roberto Minczuk, Norton Morosowicz, , Victor Hugo Toro, Claudio Cruz, Ricardo Bernardes e Mítia D’Acol.
Respondeu pela curadoria musical do Auditório Claudio Santoro em Campos do Jordão junto à ACAM (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em 2014 e 2015. Responde pela direção artística do Teatro Minaz.
Em sua formação cursou regência no Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP e teve como professoras de canto Niza Tank, Leilah Farah e Helly-Anne Karan.
anos de idade, tendo se destacado em peças como Missa Brevis de Mozart e Glória de Vivaldi.
Participou como coralista e solista na gravação do CD de Natal dos Meninos Cantores da Cia.
Minaz nas janelas do pingüim; integrou o Madrigal Minaz e integra como coralista e solista o
Coral Minaz, tendo atuado junto a esses sob a batuta de maestros como Gisele Ganade,
Roberto Minczuck, Túlio Collacciopo, Cláudio Cruz, Achille Picchi, Abel Rocha, Roberto Ondei,
Mitia D’acol, entre outros.
Aperfeiçoa-se em workshop de técnica vocal e interpretação com importantes músicos e
cantores do cenário popular e lírico como Niza de Castro Tank, Mauro Chantal, Céline Imbert,
Jeller Felipe, Santiago Ballerini (Argentina), Emanuele Servidio (Itália), Graciela Araya (Chile),
entre outros. Participou como cantora nas produções “Minaz Rock”, “Mamma Mia”, “Jovem
Guarda” e “Viola Enluarada”, todos da Cia. Minaz.
Atuou como coralista em diversas montagens realizadas pela Cia. Minaz como a cantata
“Carmina Burana” de Carl Orff; o musical “Hair” de Weller; “Pagliacci” de Leoncavallo e “A
ópera do Malandro” de Chico Buarque de Holanda.
Como solista atuou em Musicais como Teresinha e Vitória “A ópera do Malandro” de Chico
Buarque de Holanda; como Maria em “West side Story” de Leonard Bernstein; como Nelie em
“South Pacific” de Richard Rodgers; como Maria Madalena em “Jesus Cristo Superstar” de
Andrew Lloyd Webber; como Tzeitel em “O Violinista no Telhado” de John Williams e Jerry
Bock e em “Hair” de Milos Forman e Galt MacDermot.
Em óperas e operetas atuou como Primeiro Gênio e Pamina em “A Flauta Mágica de Mozart”;
como Micaela em “Carmen” de Bizet; como Giannetta em "L’elisir d’amore” de Gaetano
Donizetti; como Segunda Bruxa em “Dido and Aeneas” de Henry Purcell, como Serpina em “La
Serva Padrona” de Giovanni Battista Pergolesi, como Rosina em “O Basculho de Chaminé” de
Marcos Portugal, como Valencienne e Hanna em “Die Lustige Witwe” de Franz Lehár em 2015
junto à Cia. de Ópera São Paulo e em 2022 junto à Cia. Minaz; como Lauretta e Nella na ópera
“Gianni Schichi” de Giacomo Pucinni; como Rosina em “O Barbeiro de Sevilha” de Mozart;
como “Serafina” em Il Campanello de Gaetano Donizetti; como Anina em “La Traviata” de
Giusepe Verdi; e como Matheusinho em “A Revolução das Crianças” de Eduardo Seincman.
No Brasil vem atuando em Festivais de Música Antiga do Rio de Janeiro, Curitiba, Juiz de Fora e Recife em recitais com Juan Manuel Quintana, Marília Vargas, Nicolau Figueiredo, Marcelo Fagerlande, Bruno Procópio, José Luiz de Aquino e com grupos especializados em Música antiga como: Arte barroca (SP), Armônico Tributo (Campinas-SP), Roberto de Regina (Curitiba), Benedictus (Rio de Janeiro), Tábula (Brasília), Calíope (Rio de Janeiro), Orquestra de Ouro Preto (Minas Gerais).
Vem atuando também como solista junto a importantes orquestras brasileiras como a OSESP, Orquestra Municipal de São Paulo, Orquestra da USP, Sinfônica do Rio de Janeiro, Orquestra Petrobrás, Orquestra da Paraíba, OSPA, entre outras. Tendo sido dirigido por profissionais de renome como Roberto Minczuk, Marin Alsop, Silvio Viegas, Julio Moretzsohn Carlos Prieto, Aylton Escobar, Marcelo Ramos, Cristina Banegas, Monica Vasquez, Ricardo Kanji, Homero Magalhães Filho, Manfredo Kraemer, Homero Magalhães Filho, Nicolas Rauss, Nicolau Figueiredo.
No terreno operístico cantou como protagonista o “Orfeu” de Gluck em Mendoza, como Speranza no “Orfeu” de Monteverdi no Rio de Janeiro e em Curitiba como Ptolomeu na Ópera ”Júlio César” de Haendel, tendo sido protagonista também da ópera “O pescador e sua alma” de Marcos Lucas em Brasília e no Rio de Janeiro. Na ópera Acteon de Charpentier em Curitiba, Dido e Aeneas com a Cia Minaz.
Participou de gravações com a Camerata Antiqua de Curitiba, com o grupo Caliope do Rio de Janeiro, com o Festival de Juiz de Fora, com Roberto de Regina e recentemente com o Coral e Percussão da OSESP.
Em 2018 ingressou na Universidade de São Paulo no curso de Bacharelado em Canto e Arte Lírica, sob a orientação da Profª Drª Maria Yuka de Almeida Prado. No mesmo ano participou da 4ª Academia de Canto em Trancoso em parceria com o Mozarteum Brasileiro e a Intertionale Chorakademie, sob regência de Rolf Beck (DE). Participou de masterclasses com os cantores Marcel Boone (NL), Lucia Duchoňová (SK), Emanuele Servidio (IT), Alejandra Malvino (AR), Eliane Coelho e Fernando Portari (BR).
Das óperas em que foi solista, destacam-se "Gianni Schicchi", de Puccini, interpretando Lauretta e "Bastien e Bastienne", de Mozart, no papel título; como coralista também participou em diversas montagens nos gêneros Ópera, Musical e Música Sacra, sob a regência dos maestros Abel Rocha, Roberto Minczuk e Luis Gustavo Petri.
Foi finalista e ganhadora do Prêmio Revelação do concurso Internacional de Canto Linus Lerner - Edição Brasil. Foi considerada a melhor candidata oriunda de instituição pública de ensino de música pelo concurso Jovens Solistas do FIMUCA. Atualmente é orientada pelo tenor Alexandre Galante.
Atualmente integra o quadro de colabores da Cia. Minaz como professor de técnica vocal, cantor, pianista e regente coral. Ao longo de sua carreira participou de montagens de ópera, ópera estúdio, musicais, concertos e shows. Com destaque às produções “Die Zauberflöte” como Monostatos, “Trouble in Tahiti” como 1° Boy , “Don Giovanni” como Don Ottavio, “O Barbeiro de Sevilha” como Conde de Almaviva, “La Traviata” como Giuseppe, “West Side Story “ como Baby John e “Jesus Christ Superstar” como Annas. Em 2014 participou do consagrado festival internacional Luzern Festival Academy (Suiça), solando a obra “Coro” de Luciano Berio regido por Sir Simon Rattle.
Em 2015, foi um dos vencedores do 13o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas com o prêmio “Ópera” para o papel de Remendado da Ópera “Carmen” com Cia. Ópera São Paulo onde posteriormente atuou na opereta "Die Lustige Witwe" no papel de Camile Rosillon.
Em 2016 integrou o Ópera Estúdio da EMESP cantando em concertos e ópera dirigido por Mauro Wrona. Em 2018 participou da estreia mundial da ópera “A Revolução das Crianças“ do compositor brasileiro Eduardo Seicman no Theatro Pedro II regido por Abel Rocha. Em 2019 se dedicou grande parte de seus trabalhos à música sacra sendo solista de grande título como “Messiah” e “Dixit Dominus” de G. F. Händel, “Magnificat” de C. Monterverdi, “Grande missa em C menor” e “Litaniae Lauretanae” de W. A. Mozart.
Em 2019 fez seu debut internacional solando a “Petite Messe Solennelle” de G. Rossini em Tétange (Luxemburgo) sob regência de Radu Pantea. Complementa sua formação com importantes profissionais do cenário artístico brasileiro e internacional como o diretor cênico André Cruz; os maestros James Wood, Cláudio Cruz; os cantores Eiko Senda, Graciela Araya, Edinéia Oliveira; os pianistas Ricardo Ballestero, Flávia Botelho; e a mentora Gisele Ganade, dentro outros. Participa dos grupos “Madrigal Minaz” como solista e coralista e do Grupo “Quatro Cantos”, contemplados pelo PROAC SP ICMS em 2017 com o espetáculo “Concerto Lírico” apresentado em Ribeirão Preto e região.
Trabalhou com maestros tais como Gisele Granade, Abel Rocha, Claudio Cruz, Reginaldo Nascimento, Mitia D’Acol, Luis Gustavo Petri e Silvia Berg em diversos concertos, montagens de ópera e musicais como Réquiem em D Menor e a Missa de Coroação ambas de Mozart, Missa em G maior de Schubert, Stabat Mater de Rossini, Magnificat de Vivaldi além de diversos recitais de canto lírico.
Já participou de montagens feitas pela Cia Minaz como Carmina Burana de Carl Orff, Pagliacci de Leoncavallo, Hair de Weller, O Violinista no Telhado de Jerry Bock, Òpera do Malandro de Chico Buarque de Holanda e West Side Story de Bernstein, La Boheme de Puccini, La Traviata de Verdi e L’elisir D’amore de Donizetti.
Nas Operas estúdio feitas pela Cia Minaz fez a Rainha da Noite em a Flauta Mágica de Mozart, Mercedes em Carmem de Bizet e junto com a Orquestra Sinfônica de Franca, fez a personagem Aninna da ópera La Traviata de Verdi. Fez o papel de Irena na ópera A Revolução das Crianças de Eduardo Seincman, que teve sua estréia mundial no palco do Theatro Pedro II em Ribeirão Preto. Participou ainda de montagens com o Madrigal Minaz como Dido e Aeneas, no papel de Espírito, de Purcell e Acis e Galatea de Handel.
Participou da temporada 2018 do concurso Prelúdio, pela TV Cultura e em 2019 esteve na abertura do Festival Música em Trancoso. Ainda em 2019, foi para Luxemburgo junto com a Cia Minaz, a convite do maestro Radu Pantea, para cantar música brasileira e a Petite Messe Solenelle de Rossini.
Coro
Anita Furlan
Flávia Gattás
Thaise Giunco
Beatriz Fernandes
Fernanda Marx
Maria Célia Tambasco
Luana Liaw
Julia Andreotti
Ozório Christovam
Pedro Coelho
Rafael Stein
César Bolfarini
Marcos Pinafo
João Vítor Pitol
Bruno Cardoso
César Sales
Orquestra
Violinos - Juliano Buosi, Marcus Held, Letizia Roa e Alisson Muniz
Viola - Carlos Martin
Cello – Diego Alves e João Guilherme Figueiredo
Cravo – Alessandro Santoro
Núcleo de Montagem Minaz - Ivo Rinhel D’Acol e Andressa Batistti
Pianista Preparador – Jefferson Bortolucci
Legendas – Jefferson Bortolucci
MINAZ
Fundadores | Gisele Ganade e Ivo Rinhel D'Acol
Coordenador Pedagógico | Rafael Stein
Coordenação Administrativa | Ana Carla Rosa
Auxiliar Administrativo | Olga Roberto e Edson Pegrussi Jr
Assessora de Imprensa | Fernanda Marx
Secretaria e Social Media | Graziela Expedita
Produção Audiovisual | Alexandre Galante
Fotógrafo | Claudio Frateschi
Núcleo de Montagens | Ivo Rinhel D'Acol e Andressa Batista
Técnico de Luz | Guilherme Piga
Auxiliares Técnicos | Guilherme Pavaneli e Thiago Santos da Silva
Recepcionista | Fernando Donizeti e Luiza Carvalho
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OBRIGADA
POR TEREM VINDO AO TEATRO MINAZ!
NOS ENCONTRAREMOS NA PRÓXIMA❤️