top of page

Oficina de Teatro Musical - Vânia Pajares

qua., 02 de fev.

|

Companhia Minaz

“Ser artista de Teatro Musical é fascinante! Existe um amplo mercado de trabalho nessa área e uma grande demanda de profissionais capacitados. Mas requer uma formação criteriosa, muita disciplina e dedicação. Venha fazer nosso workshop! Aqui você vai recebe...

O registro está fechado
Ver outros eventos
Oficina de Teatro Musical - Vânia Pajares
Oficina de Teatro Musical - Vânia Pajares

Horário e local

02 de fev. de 2022, 09:00 – 17:30

Companhia Minaz, Rua Carlos Chagas, 273 - R. Carlos Chagas, 259 - Jardim Paulista, Ribeirão Preto - SP, 14090-190, Brasil

Sobre o evento

20 vagas(participantes ativos)

01/02/22 | 09h -12h30 | 14h-17h30

02/02/22 | 09h -12h30 | 14h-17h30

02/02/22 | 20h00 | Recital Alunos

Oficina

“Ser artista de Teatro Musical é fascinante! Existe um amplo mercado de trabalho nessa área e uma grande demanda de profissionais capacitados. Mas requer uma formação criteriosa, muita disciplina e dedicação. Venha fazer nosso workshop! Aqui você vai receber orientações técnicas e artísticas para brilhar nos palcos das produções que estão por vir. Você merece! Sempre antes de começar cada show, eu faço uma oração, invocando boas vibrações e mentalizando a inspiração para que nós todos possamos fazer, naquela noite, o melhor espetáculo. Dessa maneira, nós nos direcionamos para uma entrega generosa e mostramos ao público um show mais belo e envolvente. Acredito que essa é nossa função: "religare", religião, conexão, sintonia e transformação através da arte.” 

Vânia Pajares 

Conteúdo Programático: Técnica Vocal. Aspectos de Postura e Alongamento, Respiração, Impostação, Emissão e Articulação. Sonoridades vocais (Legit, Belting, etc.) e Repertório específico de Teatro Musical. Método prático através de atividades desenvolvidas visando ao aprimoramento dos aspectos vocais e musicais. Interpretação e Encenação. Canto solo e em conjunto. Preparação para audições de Teatro Musical. Apresentação ao final da Oficina (Recital). 

Objetivos: Desenvolver e aperfeiçoar a consciência vocal e a musicalidade. Ampliar o conhecimento e a prática de Repertório de Teatro Musical. Exercitar a criação de personagem e a interpretação individual. Trabalhar o Canto em conjunto e a atuação no coletivo/coro. Preparar para o mercado de trabalho em Teatro Musical.  

Público-Alvo: Faixa etária acima de 10 anos e sem limite de idade. Qualquer indivíduo interessado em aumentar a própria consciência vocal e em desenvolver a sua expressão artística e técnica dentro do Teatro Musical. 

Pré-Requisitos: Disponibilidade para o aprendizado e o exercício da música e da prática vocal cantada. Concentração, foco e disciplina em sala de aula e nos ensaios. Constância na execução dos exercícios propostos. 

Diferencial do curso: Desenvolvimento do potencial vocal individual e do grupo. Capacitação para burilar a prática de música cantada. Expansão da musicalidade e dos aspectos técnicos da voz: extensão, projeção, afinação,  flexibilidade e controle. Recursos técnicos para melhorar a expressão vocal cantada nas atividades de palco. Canto solo e em conjunto.

VÂNIA PAJARES - DIRETORA MUSICAL E REGENTE 

Vânia Pajares cursou Bacharelado em Regência e Piano na UNICAMP, formando-se em primeiro lugar na sua turma no ano de 1991. Foi aluna de Piano de Fernando Lopes e estudou Canto com Niza de Castro Tank, sendo sua monitora e correpetidora durante os seis anos de Graduação em Música. Concluiu na mesma universidade seu Mestrado em Artes, com nota máxima em 1995, com a tese "Fabiano Lozano e o Início da Pedagogia Vocal no Brasil". 

Foi docente do Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP, de 2000 a 2010, onde lecionou Técnica Vocal e Canto para o Ator e foi também responsável pelo Ópera Estúdio do Departamento de Música. Na Escola Municipal de Música de São Paulo lecionou Canto de 2008 a 2012. Foi Professora de Ópera Estúdio na FiamFaam/FMU de 2011 a 2012. Retornou como docente da FMU no segundo semestre de 2015, agora lecionando Canto Popular, Prática de Banda e Estúdio Montagem de Musical. Foi professora do Centro Universitário Belas Artes em São Paulo, onde lecionou Canto para o Ator, de 2019 a 2021. 

Como pianista atuou como correpetidora e regente de palco das temporadas líricas no Teatro Municipal de São Paulo de 1993 a 2006, em títulos célebres como: Tosca, Aida, Cav&Pag, Madama Butterfly, Il Barbiere di Siviglia, La Bohème, Suor Angelica, Carmen, Nabucco, Eugene Onegin, Don Giovanni, Tannhäuser, Lohengrin, Otello, Un Ballo in Maschera, Lakmé, L'Elisir d'Amore, Don Pasquale, Il Signor Bruschino, Rita, La Traviata, Falstaff, Rigoletto, Lucia di Lamermoor, Turandot, Le Nozze di Figaro, La Finta Giardinera, L'Oca del Cairo, Il Trovatore, Macbeth, Attila, I Puritani, I Capuleti ed I Montecchi, Romeo et Juliette, Faust, Alex Contes d'Hoffmann, Il Guarany, Fosca, Colombo, Condor, La Mère Coupable, Salomé, Edipus Rex, I Masnadieri e muitos outros. Realizou inúmeros recitais e concertos em todo o  Brasil, sendo indicada ao Prêmio Carlos Gomes como Melhor Pianista. Tocou no Teatro Colón ao lado da soprano inglesa Lynne Dawson, em 2003. 

Atuou como Assistente de Direção Musical das Óperas do Teatro Municipal, de 2002 a 2005. Fez a Direção Musical e piano da ópera brasileira Domitila, em 2009. 

Como cantora lírica interpretou Serpina ( La Serva Padrona ), Mercedes e Carmen ( Carmen ), Terceira Dama ( A Flauta Mágica ), Angelina ( La Cenerentola ), Zerlina ( Don Giovanni ), Maddalena ( Rigoletto ) e Dona Ana ( A Moreninha ). Foi Solista de obras sacras e profanas: Requiem, Missa da Coroação, Vespri Solenni del Confessore ( Mozart ), 9ªSinfonia ( Beethoven ), El Amor Brujo ( DeFalla ), Quatro Madrigales Amatorios ( J.Rodrigo ), além de recitais e concertos com piano, na música erudita, e com bandas em estilo pop e hard rock. Em 2006 gravou as canções para mezzo-soprano de Carlos Gomes para o lançamento do livro Minhas Pobres Canções, de Niza de Castro Tank.

No teatro de prosa foi preparadora vocal e musical da peça Os Lusíadas, em 2001 e de Romeu e Julieta, em 2002. Em 2004 dividiu o palco com a grande atriz Eva Wilma, na peça autobiográfica Primeira Pessoa, sob direção de William Pereira, realizando em 2005 a turnê nacional. 

Atua há quatorze anos como Diretora Musical e Regente de grandes produções de Teatro Musical. Sua estréia foi em My Fair Lady, no Dia Internacional da Mulher, 08 de março de 2007. Participou das seguintes produções em São Paulo: - My Fair Lady ( 2007 ), Teatro Alfa (Takla Produções); - West Side Story ( 2008 ), Teatro Alfa (Takla Produções); - O Rei e Eu (2010), Teatro Alfa (Takla Produções); - Evita ( 2011 ), Teatro Alfa (Takla Produções); - A Família Addams ( 2012 ), Teatro Renault (T4f); - O Rei Leão ( 2013/2014 ), Teatro Renault (T4f); - Jesus Cristo Superstar ( 2014 ), Teatro Cetip (T4f e Takla Produções); - Mudança de Hábito ( 2015 ), Teatro Renault (T4f); - Wicked ( 2016 ), Teatro Renault (T4f); - Tudo é Jazz ( 2016 ), Teatro Espaço Promon (Circuito BroadUai); - A Pequena Sereia ( 2018 ), Teatro Santander (IMM/EGG Produções).

Compartilhe esse evento

bottom of page