dom., 01 de mai.
|Companhia Minaz
Oficina Barbatuques - Helô Ribeiro e Maurício Maas
O núcleo oferece uma proposta pedagógica baseada na utilização do corpo como instrumento musical. De forma prática e coletiva, as oficinas proporcionam aos participantes a exploração e descoberta dos inúmeros sons produzidos pelo corpo: palmas, estalos, batidas, sapateados e recursos vocais.
Horário e local
01 de mai. de 2022, 11:00 – 12:30
Companhia Minaz, Rua Carlos Chagas, 273 - R. Carlos Chagas, 259 - Jardim Paulista, Ribeirão Preto - SP, 14090-190, Brasil
Sobre o evento
50 vagas (todas as vagas foram preenchidas)
01/05/2022 | 11h00 -12h30min
Oficina Barbatuques
O núcleo oferece uma proposta pedagógica baseada na utilização do corpo como instrumento musical. De forma prática e coletiva, as oficinas proporcionam aos participantes a exploração e descoberta dos inúmeros sons produzidos pelo corpo: palmas, estalos, batidas, sapateados, recursos vocais entre outros; e a utilização deles na produção de ritmos e melodias.
As oficinas Barbatuques acontecem desde 1995, com grupos formados por adultos e crianças, em várias partes do Brasil e também no exterior. Escolas, empresas, ONGs, corais, espaços culturais e grupos artísticos das mais variadas áreas já vivenciaram esse trabalho (como o elenco do espetáculo Saltimbanco do Cirque de Soleil).
Helô Ribeiro
Cantora e compositora, é integrante do Barbatuques desde sua formação, em 1995, com o qual se apresenta e ministra workshops regularmente no Brasil e no exterior. Desenvolve um trabalho solo autoral e lançou em 2012 o CD “Espaço Invade”, produzido por Rô Fonseca. Faz parte, ao lado da compositora Vanessa Bumagny e do escritor André Sant’Anna, do projeto “Sons e Furyas”, que reúne música e literatura e conta com a participação dos músicos Zeca Loureiro, Henrique Alves e Rogério Bastos. Cantou nos grupos vocais femininos Arirê e Noivas do Allfreeddo.
Maurício Maas
Maurício (Macalé) pesquisa, desde 1997, sobre as possibilidades de integração entre as linguagens cênica e musical e desde 1994 atua em espetáculos teatrais, seja como ator, na direção musical, sonoplastia e trilhas sonoras.
A peça “A Rua é um Rio” do grupo Tablado de Arruar e “O Mágico de Nós” da Companhia do Quintal, são um dos seus trabalhos mais recentes. Como instrumentista participou de diversas bandas, entre estas: Na Roda, Thiago Pethit, Flávio Tris, Kailash, Banda Gigante e Comadre Fulozinha. Leciona teatro e música.