top of page

A Música do Corpo - André Hosoi

seg., 17 de jan.

|

Companhia Minaz

O registro está fechado
Ver outros eventos
A Música do Corpo - André Hosoi
A Música do Corpo - André Hosoi

Horário e local

17 de jan. de 2022, 10:00 – 17:00

Companhia Minaz, Rua Carlos Chagas, 273 - R. Carlos Chagas, 259 - Jardim Paulista, Ribeirão Preto - SP, 14090-190, Brasil

Sobre o evento

20 vagas(participantes ativos)

17/01/22 | 10h -12h | 14h-17h

Oficina

A Oficina do André Hosoi "A música do corpo" oferece uma proposta pedagógica baseada na utilização do corpo como instrumento musical. De forma prática e coletiva, as oficinas proporcionam aos participantes a exploração e descoberta dos inúmeros sons produzidos pelo corpo: palmas, estalos, batidas, sapateados, recursos vocais entre outros; e a utilização deles na produção de ritmos e melodias.

São indicadas a qualquer pessoa, independente da idade e formação, principalmente a quem deseja desenvolver a capacidade rítmica e de improvisação, aprimorar a coordenação motora e conhecer uma forma ampla de “musicalizar-se”. Profissionais educadores, das mais variadas áreas, podem enriquecer sua didática com elementos da percussão corporal. O conteúdo das oficinas atende ainda com bastante aproveitamento grupos específicos, como em projetos sociais, turmas infantis e grupos artísticos.

O corpo humano pode ser considerado nosso primeiro instrumento musical. Temos nele, desde o início, a presença do ritmo como a batida do coração, a respiração e o caminhar. São processos que envolvem regularidade, repetição e que trazem referências rítmicas. Não é a toa que no vocabulário musical são utilizadas as palavras pulsação e andamento.

A criança explora ludicamente os sons do corpo e dos objetos ao seu redor, o adulto também utiliza sons corporais em seu cotidiano para se comunicar ou fazer música. A oficina ministrada pelo Andre Hosoi resgata esta percepção e o momento infantil de brincar sonoramente com o corpo, revivendo sons familiares e gerando novos sons para nosso repertório.

Pesquisando os sons produzidos pelo corpo, entramos em contato com nossas características e sotaques. Cada pessoa tem um corpo diferente, com tamanho e dimensões individuais, timbre de voz, facilidade para produzir certos sons e dificuldades com outros. A prática em grupo nesta Oficina promove a convivência entre esses diferentes corpos sonoros e intenções que se chocam e se complementam. Ouvindo o colega, o participante exercita o diálogo musical, a cooperação e a concentração. O aprendizado de diversos ritmos e dos jogos de improvisação estimula a capacidade de criar, ouvir e interagir em grupo. Além disso, a prática da percussão corporal trabalha a percepção musical.

André Hosoi

Músico, compositor e arte educador, é coordenador geral do Barbatuques e integrante do grupo desde sua formação.  Seus últimos trabalhos incluem a produção da trilha do game “Angry Birds Rio 2”, juntamente com Renato Epstein e a composição da música “Beautiful Creatures”, em parceria com Renato Epstein e Taura Stinson, que entrou na trilha do filme Rio 2, de Carlos Saldanha.Em novembro de 2013, fez a preparação do elenco da Rede Globo para o clipe de final de ano, junto com Maurício Maas e Renato Epstein. Foi produtor do segundo disco do Barbatuques, “O Seguinte é Esse” (2005), junto com Fernando Barba e Bruno Buarque.  Além de compor para o Barbatuques, tem um disco solo chamado “Junina”, com co-produção de Sérgio Reze, do qual participam André Mehmari, Monica Salmaso, Luciana Alves, Mané Silveira, entre outros. Também fez trilha para diversos filmes e espetáculos. Entre as mais recentes, destacam-se a vinheta do Animamundi, de Alê Abreu (2011) , a coleção de apps para tablet “Era um vez em Inglês” (2014), e a peça “Doncovim Proncovo” (2014).  Há 13 anos toca com o grupo Cochichando, na renomada casa de São Paulo, Ó do Borogodó. Como produtor gráfico, fez mais de 50 capas de CDs, incluindo os três CDs do Barbatuques e também o DVD.  Educador, trabalha como professor na Formação de Músicos Educadores da Espaço Musical, sob coordenação de Ricardo Breim, no Colégio Vera Cruz e na pós graduação da Faculdade Cantareira.

Compartilhe esse evento

bottom of page