Palestra com Mauro Chantal
ter., 25 de jan.
|Companhia Minaz
Maria Lúcia Godoy: dados biográficos e sua contribuição para a canção brasileira de câmara Esta palestra aborda dados sobre a trajetória de Maria Lúcia Godoy desde sua juventude, a criação do Madrigal Renascentista, o reconhecimento nacional e internacional como estandarte da canção brasileira de câ
Horário e local
25 de jan. de 2022, 09:00 – 17:00
Companhia Minaz, Rua Carlos Chagas, 273 - R. Carlos Chagas, 259 - Jardim Paulista, Ribeirão Preto - SP, 14090-190, Brasil
Sobre o evento
20 vagas(participantes ativos)
25/01/22
09h -12h | Maria Lúcia Godoy: dados biográficos e sua contribuição para a canção brasileira de câmara
14h-17h | Aspectos históricos e interpretativos da canção brasileira de câmara
Oficina
Maria Lúcia Godoy: dados biográficos e sua contribuição para a canção brasileira de câmara
Esta palestra aborda dados sobre a trajetória de Maria Lúcia Godoy desde sua juventude, a criação do Madrigal Renascentista, o reconhecimento nacional e internacional como estandarte da canção brasileira de câmara, com ênfase em sua produção de discos, atuação que lhe garantiu o status de uma das mais respeitáveis cantoras na história da música brasileira.
Aspectos históricos e interpretativos da canção brasileira de câmara
Neste encontro, serão apresentados dados sobre o contexto histórico no qual a canção brasileira de câmara teve início, assim como seu desenvolvimento espetacular em subgêneros a partir do século XX. Dados sobre a modinha, a canção de trabalho, a canção seresteira, as melodias afro-brasileiras, entre outros, serão discutidos com os participantes, com objetivo de esclarecer aos alunos aspectos da pronúncia e da colocação vocal diante desse gênero.
Mauro Chantal
Mauro Chantal é doutor em Música pela UNICAMP, onde desenvolveu pesquisa sobre a ópera A Ceia dos Cardeais, de Arthur Iberê de Lemos (1901 – 1967), sob orientação de Adriana Giarola Kayama. Iniciou seus estudos vocais sob os cuidados de Vânya Soares e Amin Feres. Sob orientação de Lucas Bretas, tornou-se mestre em Música pela UFMG, defendendo dissertação sobre o maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933 – 2006). Estreou em ópera com o título Le nozze di Figaro, de W. A. Mozart, sob regência de Sílvio Viegas. Desde então, participou das seguintes montagens: Il Guarany, Die Zauberflöte, Pelléas et Mélisande, Il ballo delle ingrate, Macbeth, La traviata, Rigoletto e Roméo et Juliette.
Em 2012, deu vida ao personagem Professor Cornélio, na ópera A Saga dos Bandeirantes, de Hermínio de Almeida, que escreveu o papel especialmente para sua voz. Com Lígia Ishitani, em 2015, gravou o CD "Un doux refuge", com a íntegra das canções para canto e piano de Arthur Bosmans (1908 - 1991). Em outubro deste ano, Mauro Chantal integrou o elenco de Pelléas et Mélisande no Theatro Municipal e São Paulo, em comemoração ao centenário de morte de Claude Debussy. Mauro Chantal é docente nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.